INTERDEPENDENTE - O segredo do Sucesso

Segundo o autor de Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes...


O conceito de Interdependência tão mal compreendido, lembra para muita gente a dependência. Sendo Assim, encontramos muitas pessoas, às vezes por razões egoístas, destruindo o casamento, abandonando os filhos e deixando de lado todas as responsabilidades sociais, sempre em nome da independência.

O tipo de reação que leva as pessoas a " arrancar as algemas", "promover a liberação", "buscar a afirmação" e " se impor", com frequência revela dependencia mais profunda, da qual elas não podem fugir, pois vem de dentro e não de fora - uma dependência que permite a fraqueza alheia arruinar a sua vida emocional, ou que coloca a pessoa na posição de vítima dos outros e dos acontecimentos que escapam completamente do seu controle.
Claro, por vezes é preciso mudar as circunstâncias. Mas o problema da dependência é uma questão ligada à maturidade emocional, tendo pouco ou nada a ver com as circunstâncias. Mesmo que as condições sejam favoráveis, a imaturidade e a dependência frequentemente persistem.

A verdadeira independência de caráter nos dá o poder para agir abandonando a posição passiva. Ela nos liberta da dependência das circunstâncias e das outras pessoas, sendo um objetivo valioso e libertador. Mas nem por isso é o objetivo supremo de uma vida eficaz.

Uma postura independente, por si só, não se adapta à realidade interdependente. Pessoas independentes podem ser eficazes em nível individual, mas não constituem líderes adequados ou bons elementos de uma equipe. Eles não adquiriram ainda o paradigma da interdependência, necessário para conseguir êxito na vida familiar, no casamento e no mundo profissional.
A vida é ,por natureza, totalmente interdependente. Tenta atingir o máximo de eficácia por intermédio da independência equivale a jogar tênis  com um taco de golfe - a ferramenta não é adequada a realidade.
A interdependencia é um conceito muito mais maduro e avançado. Se eu sou fisicamente interdependente, eu sou autoconfiante e capaz, mas sei que duas pessoas juntas podem fazer muito mais do que sozinhas, por melhor que seja. Se eu sou emocionalmente interdependente, tenho noção do meu próprio valor, e essa noção vem do íntimo, mas também dos outros. Sendo intelectualmente interdependente, tenho consci~encia de que preciso de toda a capacidade mental das outras pessoas, para somar a minha.
A interdependência é uma escolha que só pessoas interdepentes podem fazer. Os dependentes não conseguem atingir a independência. Não possuem personalidade suficiente para tanto, não conhecem bastante de si.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Método - Aplicando a Inversão do Desejo

Quem mexeu no meu Queijo?? - LIÇÕES APRENDIDAS

Do DEPENDENTE AO INTERDEPENDENTE