ATITUDE em VENDAS - EXEMPLO

Um amigo meu que é pintor me contou que um dia ele estava precisando de um lápis 6-B para realizar um estudo. Entrou numa loja especializada em artigos de pintura e pediu para uma vendedora muito simpática um lápis 6-B - lápis comum que ele desejava. A moça sorriu para ele, perguntou que trabalho ele ia fazer com o lápis. Ele respondeu que era para fazer um estudo de feições de crianças. Ela olhou para ele, bem dentro dos olhos, e sem sorrir e disse: "Ela olhou para ele, bem dentro dos olhos, e sem sorrir e disse:"E você vai fazer este estudo com um lápis com um lápis 6-B comum? Você parece ter talento. Vai desperdiçá-lo por causa de um lápis comum?".

   "Bem, qual é a diferença? Eu sempre usei esse lápis."

   "Você não sabe o que está perdendo. Vou lhe mostrar um lápis holandês: o mesmo que Rembrandt usava. Veja a diferença", e rabiscou para ele com o lápis nacional e o lápis holandês. No entender dele era grande a diferença. Encantado com o empenho da vendedora concordou:"Você tem razão! Vou levar o lápis holandês".

 "Você não quer uma caixa? Está em promoção."Ele achou melhor levar a caixa. Aí a moça, com ar preocupado, lembrou:

"Esse lápis não vêm apontados. Como é que você vai fazer a ponta?"

"Com um estilete."

"Não faça isso vai estragar o lápis! Eu tenho aqui um apontador Mitsubishi..."

"Eu não quero", respondeu ele.

"Esta bem", respondeu ela com um sorriso."Mas se você apomtasse seus lápis com ele, seu traço ia ficar muito mais suave. Por que não leva para experimentar? Se não gostar me devolve."

O meu amigo levou não só a caixa de lápis, como o apontador mitsubishi. Além disso, gostou tanto da moça que passou a comprar seus artigos de pintura na loja dela.

Esse é um caso virídico. Ele demonstra que a atitude de se interessar pelas pessoas faz diferença.

Vender não é um ato de agressão. As pessoas gostam de pessoas que se interessam por elas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Método - Aplicando a Inversão do Desejo

Quem mexeu no meu Queijo?? - LIÇÕES APRENDIDAS

Do DEPENDENTE AO INTERDEPENDENTE