Matriz da Vida - Resultado Versus Equilíbrio
A matriz da vida, segundo o autor do livro Equilíbrio e Resultado, Christian Barbosa é dividida em quatro quadrantes, aonde administramos nossas vidas.
O primeiro quadrante - CONFORMADOS - Alto equilíbrio e baixo resultado, é o quadrante típico das pessoas conformadas com a vida que lhe são oferecidas, são pessoas acostumadas a simplicidade que a vida lhe oferece, não tem sonhos, estão sempre satisfeitas com o que lhes é oferecido, as circunstâncias tornam a casa dessas pessoas, são equilibradas, parecem felizes, mas no fundo tem sonhos não realizados que devido ao mínimo de obstáculos que aparecem, desistem na primeira tentativa. Enquanto o mundo dessas pessoas não é violado por adversidades, problemas de saúde que gerem um gasto fora do previsto, elas conseguem ser felizes.
O segundo quadrante - PERDIDOS - Baixo equilíbrio e baixo resultado, existe uma busca constante e exageros nesse quadrante, ele é o quadrante da maioria das pessoas, em busca de solução para a sua vida, ficam fazendo cursos, fazendo tudo demais, buscam caminhos e fugas, internet, novelas, cursos e mais cursos profissionalizantes, gostam de fugir para o mundo da imaginação, filmes, novelas e tomam todo o tempo com coisas não produtivas, em busca de soluções superficiais, para aliviar o sofrimento do trabalho, da vida pessoal, se escondem em festas, bebidas, diversões e muito trabalho sem objetivos e sem rumo, descobrem que o tempo passou e que não conseguiram atingir seus sonhos, falta atenção a sua família, a saúde, a seus relacionamentos, amigos, apesar de estarem presentes em corpo e nunca em alma, falta tempo sempre.
O terceiro quadrante - VICIADOS EM TRABALHO - Baixo equilíbrio e alto resultado. Normalmente este tipo de pessoa, já foram preparadas desde cedo para terem excelentes resultados, estudaram nas melhores escolas, já fizeram os melhores cursos. No ínício da vida profissional elas tem uma vida excelente, curtem muito, conseguem os melhores empregos, e detém os melhores resultados, viajam bastante, parece que tudo vai bem. Se casam e vem a família, e é justamente nessa parte que o equiíbrio desaba, não existe mais tempo para viagens, pois o trabalho evoluiu e o mesmo esta ocupando uma função de certa importância na carreira. A rotina agora é de 16 horas ou mais, o resultado é evidente, moram em coberturas de luxo, casados com pessoas bem sucedidas na vida, porém não sobra tempo para a família, e o casamento ou vida social ficam afetados, aos poucos a saúde também cobra os seus juros e no fim a vida passou e o tempo também, e este não consegue voltar atrás.
O quarto quadrante - ACORDANDO PARA A VIDA - A educação e a consciência de prioridades é o ponto principal para quem vive nesse quadrante, aonde a família exerce um fator fundamental na construção dessa vida de resultados. As conquistas são mais importantes do que aparências, o equilíbrio do tempo dividido entre o trabalho e a família, dão um toque especial a vida. Aqui o resultado não é medido ou quantificado, ele é qualificado, colocado em uma visão única da vida. O amor, a família, a realização no trabalho exercem forças muito parecidas. A diversão se alia ao trabalho como uma vida que deve ser medida pelo equilíbrio e que nunca coloca a família em segundo plano. O tempo é largo, dá tempo para tudo, e a importância dos resultados disso, como já disse não pode ser medida somente pelo financeiro, mas com certeza colabora em parte para uma EXCELENTE administração do tempo.
Comentários
Postar um comentário
O melhor vendedor é aquele que aprende com uma boa quantidade de "não" como conquistar um "sim"