Vergonha X Vulnerabilidade
A autora Brene Brown, " A coragem de ser Imperfeito" foi muito inteligente nas suas pesquisas ao distinguir a diferença entre Vergonha e Vulnerabilidade.
A vergonha, é um sentimento muito mais difícil de se lidar, pois tem haver com coisas que podem inclusive afetar aos seus princípios, como exemplo para ficar bem claro para o leitor alguns fatos que causam vergonha:
Assistir cenas de sexo escondido;
Cobiçar a mulher do seu melhor amigo;
Traição do marido ou esposa;
Furtar algo que não é seu;
etc...
Normalmente, esse sentimento advém de um modelo comportamental aonde você fere os princípios morais e os bons costumes. Eles se confrontam com os seus princípios, e normalmente, você sabe que esta fazendo algo errado, e distorce a realidade para encobrir. O comportamento normalmente é de fuga ou luta, na tentativa de não admitir os seus erros, você acusa alguém e piora ainda mais a situação. A pessoa que sente vergonha, carrega ela por toda a vida, se não discutir e se abrir com alguém com o assunto, por mais "delicado" que seja o problema, você deve achar alguém que possa simplesmente te ouvir e fazer você desabafar.
A Vulnerabilidade, tem haver apenas com a exposição da pessoa, mas não afeta os seus princípios, ela causa a evolução do ser humano, enquanto liberta o seu espírito com relação ao seu talento escondido através de um comportamento quieto, oportuno, preso a uma comodidade que pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento. Pois você só poderá melhorar se permitir se expor. Quando uma pessoa tem talento em pintura, mas nunca pinta um quadro, ela não pode expressar e nem desenvolver o seu melhor, assim como temos outras habilidades que podemos desenvolver.
Assim, esteja atento a estes sentimentos :
Vergonha - Assuma os seus erros e discuta com alguém que te ama e apoia, e ela desaparecerá a medida que você descarregar seus sentimentos.
Vulnerabilidade - Seja cada vez mais você, não se importe com os outros, pois a sua exposição será vista como algo positivo, alguém que até então estava escondido, passivo aos acontecimentos, que agora se mostra disposto a evoluir.
Sucesso
Marcos Cerqueira
Futuro Gerente Ouro até Dezembro de 2013
Comentários
Postar um comentário
O melhor vendedor é aquele que aprende com uma boa quantidade de "não" como conquistar um "sim"