O QUE SIGNIFICA VIVER COM OUSADIA?
"Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor, o que realmente importa é se você fez o seu melhor.
O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente; que erra, que decepciona, porque não há esforço sem erros e decepções;
Mas que na verdade, se empenha em seus feitos; que conhece o entusiasmo, as grandes paixões; que se entrega há uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente."
Trecho do discurso ¨Cidadania em uma República proferido na Sourbonne por Theodore Roosevelt, em 23 de abril de 1910
Cabe agora refletirmos sobre como é importante se expor, para assim conseguirmos ser inteiros e dignos de uma vida plena, aonde estamos na plenitude de ser o que você quiser ser.
Não aprendemos nada com os acertos, e sim, com os erros, eles são os nossos maiores mentores que nos tornam melhores, como pessoa, como cidadão.
O ser humano pode até se refugiar na pseudo perfeição se escondendo na sua vergonha, nos seus medos, e nas suas experiências passadas. Mas pensa bem, será que vale a pena, não ser vulnerável e se arriscar a ser julgado? Não existe crescimento nisso?
Sabemos, segundo a pesquisadora Brené Brown, que a vulnerabilidade não é conhecer vitória ou derrota, é compreender a necessidade de ambas, é se envolver se entregar por inteiro.
Vulnerabilidade não é fraqueza e a incerteza, os riscos e a exposição emocional que enfrentamos todos os dias não são opcionais. A nossa única escolha tem haver com compromisso.A vontade de assumir riscos e de se comprometer com a nossa vulnerabilidade.
Assim podemos enchergar muito pouco ou quase nada sobre as experiências vividas, e nos destacamos pelo que somos na prática com nossos erros e acertos, e não pelo que pensamos e não realizamos.
A vida se torna plena e absoluta, e damos a "outra face" para aprendermos com nossas revezes.
Marcos A S Cerqueira
Muito interessante a provocação! Parabéns! Obg
ResponderExcluir