Análise SWOT - Planejando 2015
A análise SWOT há muito tempo é uma ferramenta administrativa que te ajuda a analisar a sua posição ao focar, criada pelo consultor Albert Humphrey em 1966, ela é usada para identificar as forças (S do inglês) e fraquezas (W) internas e para analisar oportunidades (O) e ameaças (T) externas.
Seguem alguns exemplos para facilitar a compreensão dessa ferramenta.
Forças ou Fraquezas que podem ser, como exemplo:
- Experiência
- Conhecimento
- Habilidade da força de trabalho
- Qualidade do produto
- Saúde financeira
- Força da marca
Fatores externos que podem ser Oportunidades ou Ameaças, como exemplo:
- Novas tecnologias
- Barreiras a entrada no mercado
- Potencial de Vendas no exterior
-Mudança da demografia dos clientes, bem como suas preferências.
Esta ferramenta quando bem feita é capaz de moldar o planejamento estratégico e as tomadas de decisões. Ela pode identificar as ações mais produtivas para desenvolver o seu negócio, melhorar sua performance, com relação a concorrência.
Identificar as opiniões dos envolvidos é essencial para desenvolver o negócio de forma eficaz. Encontrar necessidades e traçar um mapa do seu negócio com base na ferramenta SWOT é essencial para realizar um planejamento estratégico da forma de trabalhar dos envolvidos.
Marcos A S Cerqueira
Supervisor FLP Brasil
Comentários
Postar um comentário
O melhor vendedor é aquele que aprende com uma boa quantidade de "não" como conquistar um "sim"